Olá amigos e irmãos!
Os seres humanos em geral, crentes ou não, vivem das experiências cotidianas.
Desde o nosso nascimento buscamos uma forma de sobreviver nesse mundo tão complicado. Tentamos nos superar a cada dia, e as vezes conseguimos, outras não.
A experiência que quero compartilhar com vocês hoje é forte e complexa. Forte porque exige disciplina e vontade de querer se superar e complexa porque mexe com nossos sentimentos mais remotos e profundos.
A um bom tempo eu tenho me dedicado a música, mais especificamente ao canto.Na verdade desde que me entendo por gente já cantava na igreja, e de lá pra cá tenho vividos momentos bons e ruins nessa área.
Na igreja que eu reúno temos vários talentos: pessoas que cantam, dançam, pregam e etc. E graças a Deus são em média 15 pessoas que cantam individualmente.Devido a esse fato, foi montado uma escala de cantores avulsos, para assim democratizar mais as oportunidades e evitar falatórios.
No começo a escala estava sendo rigorosamente seguida, mas depois o Pr. da igreja começou a não seguir a escala e principalmente no domingo onde todo mundo quer ter oportunidade. No mês que ele não seguiu a escala, era o meu único domingo do mês em que eu estava escalado, depois eu só cantaria na próxima escala. Fiquei chateado, mas me conformei, aceitei a situação e fiquei com confiante de que, no próximo mês eu iria cantar no domingo. Bom, o próximo mês chegou e lá estava eu escalado para cantar em um domingo e era só aquele domingo que eu estava escalado mais uma vez, e para minha surpresa mais uma vez o Pr. não seguiu a escala. Nesse momento deixei algo invadir meu coração: A mágoa!
A mágoa em si não é pecado, porém, os outros sentimentos que ela trás é que fazem nós pecarmos. Porque a pessoa magoada perde o sentido da razão, alias, se enche de razão e acaba bloqueando nosso censo de racionalidade, causando assim uma série de pecados eminentes como: Inveja, ciúmes, orgulho, altivez, maledicência e etc.
Bom, como se não bastasse eu ter deixado a mágoa me dominar, eu quis compartilhar essa minha frustração com outras pessoas, sendo elas crentes ou não, cometendo assim outro erro gravíssimo. Primeiro que ninguém tem nada haver como nossos problemas, porque a palavra do Senhor diz: "Que operando Deus, quem impedirá?" Ou seja, o único que pode impedir Deus agir na sua vida é você mesmo e mais ninguém, porque operando Deus, quem impedirá? Então porque você vai contar pra alguém das suas mágoas e problemas? Não faz sentido!
Entenda uma coisa, o problema não estar em desabafa com alguém, o problema é que, quando contamos para o maior números de pessoas que conseguirmos, estamos não desabafando e sim tentando convencer as pessoas de que somos a vitima daquela situação e tentando fazer elas ficarem do nosso lado, não é?
Pois bem, passado-se o segundo mês que eu não cantava no domingo, chegou o terceiro mês. E Lá estava eu ansioso mais uma vez. E nesse período eu não queria me dedicar a palavra de Deus, pois, estava convencido de que nem Ele e nem o Pr. gostavam de me ver cantando e de que eles não gostavam de mim!
Observa o que os sentimentos negativos vão fazendo na mente da pessoa. Primeiro entra como mágoa, depois evolui para um orgulho, que vai deformando toda a verdade da situação.
Nesse momento eu já tinha perdido totalmente o sentido da razão e nada mais me importava, pois, eu estava convencido de que eu era o coitadinho da igreja, o mais injustiçado! E como senão bastasse, eu mandei um e-mail para o Pr. descrevendo toda a minha decepção e raiva, e de todos os e-mails que eu mandei para o ele, esse foi o único que ele não me respondeu. Nem preciso falar de que aquilo me deixou mais revoltado ainda.
Mas Deus em sua infinita misericórdia tem suas maneiras de agir, mesmo em situações que nós mesmo deixamos evoluir para um nível extremamente perigoso. Ele estava me ensinando várias coisas com tudo isso, uma delas era de que, as coisas não tem que acontecer quando a gente quer, só porque nos preparamos e tal. Segundo, ele me mostrou que se eu não recebo oportunidade e meu irmão do lado recebe em "meu lugar", não devo ficar com ciúme e inveja e sim ficar feliz pelo desenvolvimento espiritual dele. Terceiro, Deus estava requerendo de mim uma dedicação a mais na palavra, mas não só no dia da minha escala e sim nos outros dias em que eu não estava escalado, pois, a obra é dEle e Ele nos usa na hora que Ele quer.
E essa história toda terminou assim, depois deu ter passado esse processo todo, me arrependi de tudo o que tinha feito e falado e deixei o Espírito Santo falar por mim, e quando eu menos esperava o Pr. me deu a oportunidade de trazer a mensagem do domingo a noite. E naquela hora os grilhões que me aprisionavam foram quebrados, e mais uma vez puder ver Cristo bradar em minha vida e ver o quanto somos totalmente dependentes dEle e Ele se agrada disso.
Eu com certeza não sei se você já passou por alguma situação parecida, mas mesmo que tenha passado ou esteja passando, saiba tirá proveito dessa situação e deixar Deus te ensinar algumas coisas necessárias e retirar o excesso do vaso, para assim você se tornar um homem e uma mulher que realmente fazem a diferença nessa terra.
Um grande abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário