segunda-feira, 21 de maio de 2012

Igreja: Os velhos problemas e suas soluções

Olá Queridos amigos e irmãos!
De um tempo para cá andei pensando em vários problemas que a igreja atual passa e continuará a passar senão mudar imediatamente sua forma de gerir esse órgão vivo que é: A Casa de Deus.
Problemas como: Adultério, fornicação, ladroagem, pecados ocultos, fofocas, apostasia, heresias, falsos ensinadores, alcoolismo, homossexualismo, etc...
Percebo que hoje as igrejas estão com dificuldades de lidar com essas questões tão sérias e tão prejudiciais para o corpo de Cristo. Não basta apenas mostrar o problema, não basta apenas dizer o que é pecado, precisa-se de um acompanhamento, de um discipulado eficaz e essa luta é diária, é constante e muda de um individuo para o outro.
Pessoas com os mesmos problemas não podem e não devem receber  o mesmo cuidado. A bíblia é a mesma, pecado é  pecado, mas as circunstâncias que fizeram com que o "pecador" chegasse ao ato nem sempre são os mesmo e por isso, precisam de atenção diferenciada.

A igreja é o espelho das famílias, da sociedade, mas isso não quer dizer que devemos usar o mesmo método de educar e ensinar que o meio secular em geral usam!
Porque antes de mais nada estamos lidando com almas preciosas para o Senhor. Somos discípulos do Cristo amado, que nos ensinou antes de tudo a amarmos uns aos outros. Nós não amamos o que a pessoa faz, mas sim, nós o amamos como ser humano que é!
Para se exercer uma profissão, você obviamente precisa se preparar, estudar, passar por testes e ser aprovado. Na igreja não pode ser diferente. Para se chegar ao cargo de educar aos novos cristãos, você precisará passar por estudos, ensinamentos, aconselhamento, observação e claro ser aprovado por Deus. Essa regra tem sido seguida? - Não!
Porque não?
Hoje as coisas se tornaram mais fáceis, o meio "gospel" se modernizou demais e com isso  à ascensão das pessoas em seus ministério está mais "rápida". Consequências disso é a falta de preparo dos novos cristãos que não sabem lidar com as dificuldades do ministério, não foram capacitadas para ensinar e ser exemplo para os demais, não foram instruídas no tratar ao próximo e principalmente não aprenderam a enfrentar seus problemas e pecados e abandona-los e hoje se encontram em situação de decadência moral, espiritual e social.
São escândalos atrás de escândalos e com isso o mais prejudicado é o reino de Deus,afinal, ele é composto por pessoas. Pessoas que condenam quem erra e escande o seu problema para não resolvê-lo.


Precisamos urgente nos curar, para depois ir ajudar ao próximo! Um cego não pode guiar outro cego!
Meus amigos e irmãos, vamos denunciar o pecado sim, mas vamos dar subsídio para o pecador abandonar o pecado, ensinando, acompanhando e amando o mesmo, até que ele possa andar com suas próprias pernas!


Um Abraço e fiquem com Deus!

3 comentários:

  1. é maycon, como voce viu meses e meses sem comentários... A igreja (eu ou voce) mudará quando desejar ser diferente ao invés de aceitar ser igual, evitando os contratempos da rejeição e reprovação...
    Ser simpático, educado e amável a preço de não tomar posição quanto a assuntos que são definitivos na PALAVRA e que alguns são até garantidos pela LEI contra a PALAVRA e nEla mesmo vemos que temos que cumprir a LEI dos homens e aí não sabemos o ponto de corte...
    Tem também a família, parentes amigos, superiores, subordinados, alunos, pais, professores etc. tantos para nos tirar o tão pouco que "temos" se não os agradarmos...
    Quem quiser salvar a sua vida... (hoje entendemos muito disto) perdê-la-a e quem perder sua vida (não achamos que isto seja razoavel, que alguém possa pedir isto a nós...)achala-a.
    É...! Precisamos de muitas mentes brilhantes, lideranças brilhantes, muito mais que eu ou outros que eu possa conhecer para REFORMAR novamente a OBRA DE DEUS. E por brilhante penso na alma submissa e contrita. Quanto mais, mais brilhante! Você conhece? Voce tem visto?
    Espero que sim...

    ResponderExcluir
  2. Continuamos assim: cada um de nós agarrados ao seu "ossinho". Os "novos" (Igreja Caseira) Cristãos "viram" a Peróla e se entendem como proprietários da "chave" do Reino. Os antigos (de denominações...) resistem entricheirados nos seus Castelos garantindo que são os "maiores" e melhores e isto de papel passado, com tradição, usucapião e tudo mais...
    Quem pode estar certo? SOMENTE estaremos certos se decidirmos concordar com aquela palavra "DURA" de Jesus: Aquele que entre vós quiser ser o maior, este seja o que vos serve".
    A verdadeira Igreja de Jesus vai aparecer ainda (eu creio e tenho esperança") não porque tenha a melhor doutrina ou melhor forma de reunir ou pregar ou agregar novos membros, crescer discipular etc. etc. mas porque sim porque será aquela capaz de negar-se a si mesma, tomar a sua cruz e seguir o mestre para o CALVÁRIO. E ainda esta Igreja certamente vai se lembar de uma vilã há muito esquecida e rejeitada por tão nobres e inquestionáveis irmãos: a CARIDADE!
    Esta igreja se lembrará de Servir, SIM! Servir a todos mas principalmente aos domesticos da fé (os de dentro os de perto os de outro endereço os de outra denominação de alguma denominação de alguma confissão que os faça alvo da ira dos homens e do inimigo de nossas almas, este sim sabe quem está com ele).
    E nós como aquele rapaz não conseguimos perceber que Mais são os que estão CONOSCO, dos que os que estão CONTRA nós. (e isto porque nos pegamos dando "tiros" nos pés!)
    Paz e benção aos que insistem!
    (jorge loures em aureapaaiva@ig.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você Jorge!
      Desculpe a demora na resposta...rsr

      Excluir